Como instalar um novo template? | Bloggers101

By Helena Velez - 14:00

Ter um blog não é só escrever, mudar o tipo de letra e publicar. Há muitos fatores por detrás de tudo o que fazemos diariamente nos nossos próprios blogs, e para quem gosta disto a valer e não é algo só porque sim sabe que realmente dá muito trabalhar e é preciso mesmo gostar do que se faz! Quem tem um blog também sabe que nunca estamos 100% satisfeitos com o aspeto do blog e queremos sempre mudar mais uma coisinha! Podemos amar como está agora mas mais aquele detalhe e estaria perfeito, não é verdade?


Hoje trago-vos então mais um post da minha rubrica Bloggers 101 e desta vez sobre como instalar um novo template no vosso blog, como o que eu coloquei! Eu mudei completamente o aspeto do blog, não tem nada a ver como estava antes, a não ser nos widgets da banner lateral! O aspeto geral do blog é o que nós chamamos de template e existem várias opções porque o blogger fornece templates que vocês podem trabalhar ou então podem procurar outros templates fornecidos por outras fontes que foi o que eu fiz. E como já estão habituados ao passo-a-passo desta rubrica, vamos lá:

1º passo: Abrir a página principal do vosso blog em "Tema
Dica: Eu já dei imensas vezes esta e dica e eu juro que é de OURO! Utilizem sempre um blog "teste" que vocês podem criar e experimentarem todas as alterações em layout, template, slides, banners, widgets, tudo e mais alguma coisa! Vejam se resulta e só depois coloquem no vosso blog oficial! 

2º Passo: Procurar o vosso novo template
Eu, simplesmente, pesquisei no google "Templates para blogger grátis 2018" e apareceram imensos templates diferentes e é só escolherem um a vosso gosto pessoal! Eu optei por um gratuito porque apesar de gostar muito do blog, não é o meu trabalho do dia-a-dia e ainda não investi em domínios e em templates personalizados por mim, porém vocês estão completamente à vontade se é isso que querem. 

Por fazer o download de um template gratuito, existem aspetos que não posso alterar e portanto os créditos serão sempre do criador do template e encontram esses créditos sempre no final do blog, porém ao comprarem o template podem alterar tudo o que quiserem e mudar então os créditos para o vosso nome porque esse template e tudo o que vocês mudaram foi criado por vocês! 
Eu não conheço o processo de compra e tudo mais dos templates, se for isso que desejam fazer, neste post vou-vos mostar como adquirir e instalá-lo gratuitamente.


Eu gostei imenso dos templates da Gooyaabi Templates e deixo-vos aqui alguns links com sugestões dos meus templates favoritos, mas existe tanto por explorar e tantos por descobrir que de certeza que encontrarão aquele template que enche as medidas ao vosso blog:

                           Opção 1                                                Opção 2                                               Opção 3

Eu irei utilizar o template com a Opção 3 para demonstrar a instalação do template, num blog teste que eu criei para testar os templates antes de pôr em prática no meu blog oficial.

3º Passo: Download do template

Depois de escolhido o vosso template, têm que fazer o download que o site onde vocês escolheram o template vos permite. Normalmente, os ficheiros vêm numa pasta zipada, e está na altura de instalarem o vosso template no blog.

4º Passo: Instalar o template no blog
Depois de fazerem o download do vosso novo template, abrem a pasta zipada e encontram o ficheiro que termina com ".xml". Esse ficheiro é o vosso template propriamente dito.
Regressando ao passo 1, abrem o vosso blog na zona de "Tema" e depois clicam, no canto superior direito, em "Efetuar Cópia de Segurança/Restaurar"
Uma outra dica, gravem sempre uma cópia do vosso template original, caso aconteça o facto de não assentar bem no vosso blog, ou quererem voltar ao template antigo ou algo do género, e assim têm sempre um back-up do vosso trabalho anterior e não perdem nada. Para fazer essa cópia, basta clicarem em "Efetuar Cópia de Segurança/Restaurar" e depois em "Transferir Tema" e o vosso template vai parar à pasta das transferências e também terá a terminação ".xml" 


Depois de clicarem em "Efetuar Cópia de Segurança/Restaurar", clicam em "Escolher ficheiro" e selecionam o novo template que fizeram download com a terminação em ".xml" e finalizam com "Carregar".


A esta altura, já o template está colocado no vosso blog e agora é alterarem as funcionalidades e defnições a vosso gosto. Tenham em conta que, sendo um template gratuito, como já referi em cima não vão poder alterar tudo como querem, têm certas limitações mas podem alterar para as vossas contas, o vosso instagram, tudo a vosso gosto. 
Com o download do template, na pasta zipada também encontram outros ficheiros adicionais que vos mostram como podem alterar as definições html para poderem colocar a vossa conta do instagram, os vossos links, a imagem do cabeçalho, tudo aquilo que poder ser alterado.


Foi assim que ficou o template "Sophie" que eu apliquei no meu blog teste, se quiserem ver ao vivo como ficou cliquem AQUI e vão aceder ao meu blog teste. 


E foi assim que eu instalei o meu novo template!
Deixem nos comentários se gostaram do meu novo template ou se gostavam do anterior!
Como é que vocês instalam os vossos templates? 
Compraram os direitos ou como eu, fizeram o download gratuito!! Quero saber tudo! 

(Imagens utilizadas neste post foram tiradas a partir dos sites blogger e Gooyaabi Templates)

  • Share:

You Might Also Like

18 comentários

  1. Já tinha ouvido falar desses template grátis e tem modelos bastante bonitos, mas tenho uma duvida pois não sei se dá para alterar o que quisemos
    Beijinhos
    Novo post (Review 2 Peças) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como te disse, por ser gratuito nem sempre dá para alterar tudo como queremos mas conseguimos muita coisa através de codigos CSS!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Hallo Helena, espero que estejas bem!! :)
    Eu sou tal como tu, o layout do meu blog também o tirei aqui da internet, penso que do mesmo site.
    Beijinhos.
    Kiki.

    ÚLTIMO VÍDEO NO CANAL | Canal A Kikii Delgadoo | Instagram | Blog 💕

    ResponderEliminar
  3. Ótimo post, muito útil!!
    Vou guardar o site que deixaste ;)

    Beijinhos!
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  4. Eu também usei um template que encontrei na net, e a certa altura cansei-me (por ser amarelo, como está agora) e tentei mudar de cor, mas como baixei gratuitamente não consegui fazer, o que foi uma pena :(
    Mas agora gosto dele assim como está, e é o que interessa!

    Beijinhos,
    Primavera Estacional

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é pena é não conseguirmos mudar tudo ao nosso gosto!
      Mas o teu está muito giro!!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Gostei bastante do post foi muito esclarecedor
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Está incrível. Só me apetecia ter tudo eheh :P

    Ótimas dicas. Confesso que não instalo nem mudo mais vezes de tema porque é sempre super complicado. Nunca fica logo do modo como queremos :P

    NEW PRESS POST | PORTUGAL FASHION: EVERYTHING YOU NEED TO KNOW ABOUT THIS EVENT! :D
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, fica sempre algo que poderia melhorar!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Post super útil! Acho que é desta que vou reformular o blogue!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Eu comprei um e a empresa instalou. Mas as tuas dicas são super úteis.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, mas comprar ainda não é um passo que estou disposta a dar, porque é um investimento
      beijinhos

      Eliminar
  9. Adorei a rubrica (vi num blog uma parecida mas ela é mais recente). Explicaste muito bem como instalar no blogger , mas em Wordpress? Já pensaste? Beijinhos querida!

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar

Obrigada por terem lido o post ♥

Podem comentar, peço é que tenha a ver com o tema do post ♥

Podem deixar o vosso blog em conjunto com o vosso comentário, mas atenção que só seguirei se for do meu interesse ♥

OBRIGADA POR TUDO♥
Kiss ♥♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...